Business Intelligence

Veja como tornar sua contabilidade consultiva e se diferenciar da concorrência4 min read

Guilherme Duarte por
6 dezembro, 2022 3 min
Reading Time: 3 minutes

Tornar-se um contador consultor pode ser seu grande diferencial para garantir seu destaque no mercado

 

Todo profissional contábil que deseja prosperar em sua carreira e toda empresa contábil que visa o crescimento de seu negócio sabe da importância de ter um diferencial para destacar-se da concorrência. Aqui, neste ponto, é que entra a contabilidade consultiva, que pode ser o grande diferencial competitivo.

 

Ser único no mercado significa oferecer um serviço exclusivo, do seu jeito, que resolva e satisfaça a seu cliente. Assim como oferecer um produto que sane a dor do seu consumidor, caso você comercialize mercadorias.

 

Assim funciona com a contabilidade. Afinal, há muitos profissionais competentes neste segmento, mas oferecendo serviços iguais e, hoje em dia, os clientes estão mais exigentes, ou seja, já não basta somente cuidar das obrigações contábeis de uma empresa.

 

Então, se você deseja destacar seu escritório contábil, continue conosco e entenda como tornar a sua contabilidade consultiva, criando ações personalizadas para conquistar a fidelidade de seus clientes. Vamos lá? Boa leitura!

 

O que é contabilidade consultiva?

 

Basicamente, a contabilidade consultiva é o nicho da contabilidade em que o contador desempenha estrategicamente seu papel, auxiliando nas tomadas de decisões para que sejam concisas e planejadas. Ou seja, o profissional contábil desempenha a função de consultoria, sendo um aliado do empreendedor, independentemente do porte do negócio a ser gerido.

 

Atuando com contabilidade consultiva, o contador emprega seus conhecimentos para ajudar seu cliente a enxergar os pontos que necessitam de uma análise mais profunda. A entrega do balancete é um ótimo início deste tipo de contabilidade, já que entregando essa parte facilita a visão 360 fiscal do empreendimento.

 

Assim, o profissional é um aliado do seu cliente, ajudando-o a planejar conforme os números e relatórios precisos, colaborando com a sua jornada de crescimento.

 

A contabilidade consultiva possibilita livrar seu cliente de papéis desnecessários, documentos digitados com erros, dados inseridos erroneamente, multas por guias atrasadas e demais problemas simples do cotidiano, mas que serão resolvidos com esta habilidade empregada.

 

Como fazer a contabilidade consultiva na prática?

 

Você entendeu a importância da contabilidade consultiva, mas não sabe por onde começar? Então, confira nossas dicas de como colocar em prática.

 

Desenvolva suas habilidades de comunicação

 

Saber ouvir seu cliente é também entender que vocês se comunicarão, às vezes, de forma diferente. Por isso, é importante desenvolver suas habilidades comunicativas para interagir efetivamente com cada cliente, sem aqueles termos complicados e expressões rebuscadas que somente criam um ruído verbal entre vocês.

 

Realize sempre uma comunicação objetiva e esclarecedora para que os seus argumentos sejam compreendidos.

 

Personalize o atendimento

 

Cada cliente é único e, por esta razão, o atendimento a cada cliente deve ser personalizado. Ofereça mais atenção e utilize ferramentas que agilizam o trabalho manual em seu escritório contábil.

 

Utilize tecnologia

 

Utilize a Business Intelligence (BI) para trabalhar os dados dispersos e transformá-los em informações relevantes para o planejamento estratégico da empresa.

 

A BI é uma tecnologia que permite extrair dados de muitas fontes como, por exemplo, de ERPs, CRM, Google Analytics, sites etc, reunindo as informações em um único lugar, com automatização.

 

Isso ocorre pois usando ferramentas específicas, a possibilidade de coletar dados importantes dos clientes é maior, assim como realizar o mapeamento completo dos registros de receita, lucro e despesas. Isso permite que o contador entregue um diagnóstico preciso e detalhado referente aos indicadores de desempenho da empresa, realizando uma consultoria excelente.

 

Busque capacitação

 

Capacite-se em cursos de contabilidade consultiva, estude sobre gestão estratégica de negócios, gestão de pessoas, controle inteligente de estoque e demais temas que venham a agregar e engrandecer sua marca contábil no mercado.

 

Entretanto, saiba que não é necessário ser um expert em todas essas áreas. O fundamental mesmo é a construção de uma visão geral para que você tenha bagagem para propor soluções personalizadas a seus clientes.

 

Destaque-se com a Klaus

 

A contabilidade tradicional, com a inserção manual de documentos e dados, já não é mais a opção adequada para escritórios que buscam se desenvolver e crescer. O profissional que ainda se prende a esse modelo tem menos chance de competitividade no mercado.

 

Por isso, é importante estar no digital e divulgar seus diferenciais, ou seja, faça-se ser visto como um contador consultivo.

 

Além disso, como citamos, é importante estar em dia com a sua área de atuação. Sabemos como o setor tributário muda a todo instante em nosso país, sempre com as suas atualizações. Por isso, conheça o Blog Klaus, um portal repleto de artigos sobre o mundo do empreendedorismo, contabilidade, tributário e muito mais, para contribuir com a sua jornada.

 

Categorias da postagem