Contábil, Fiscal & Tributário

Diferenças entre contabilidade online e digital.6 min read

Guilherme Duarte por
29 abril, 2021 4 min
Reading Time: 4 minutes

O crescimento da transformação digital trouxe para o meio contábil conceitos como a contabilidade online e a contabilidade digital. E aí você se pergunta, não é a mesma coisa? E respondemos, não, não é a mesma coisa! São modelos distintos de negócio.
Não é novidade que o mundo dos serviços contábeis está em constante transição, sofrendo rápidas e fortes mudanças. Mas isso tem levado a uma enorme confusão entre os diferentes modelos existentes.
Usar a tecnologia para ganhar em produtividade e eficiência é um dos pontos mais importantes deste processo de mudanças e o contador precisa estar atento a todas as vantagens que a transformação digital traz para o dia a dia do escritório.
Hoje, o contador pode garantir essa eficiência utilizando ferramentas prontas e altamente disponíveis, por exemplo: nuvem, plataformas digitais e outros.
Nesse artigo vamos apresentar as diferenças entre esses dois modelos de negócio contábil e ajudar você a optar pelo melhor. Saiba como transformar seu escritório e trazer resultados positivos para os seus negócios.

Evolução do mercado contábil digital.

As atividades contábeis podem ser consideradas tão antigas quanto a civilização e surgiram devido à necessidade humana de proteger os seus bens. Passou por muitas fases de evolução até ser regulamentada como a profissão que conhecemos hoje.

A contabilidade online nasceu em 2012 e é totalmente baseada na automação dos serviços contábeis, por um custo muito inferior ao da contabilidade como conhecemos tradicionalmente.

Três anos mais tarde, em meados de 2015, surgiu então no Brasil a contabilidade digital, um novo conceito que já era muito utilizado na Europa e Oceania, porém com um escopo um pouco diferente da contabilidade online, onde o objetivo principal era gerar valor para o seu cliente através do uso da tecnologia, e não simplesmente automatizar tarefas a preço baixo.

A contabilidade tradicional e a transformação digital.

O contador sempre foi o profissional de maior confiança para os empresários, porém o momento atual exige mudança e o contador possui total conhecimento para trabalhar em busca da prosperidade das empresas de uma forma mais próxima de seus clientes.

O mais importante para se tornar um contador digital, consultor e conselheiro dos seus clientes, é a expertise, os conhecimentos. É aqui que a tecnologia entra como ponto principal para essa transformação, onde as tarefas podem ser automatizadas e o foco das suas atividades pode ser totalmente voltado para o desenvolvimento de planejamento e novas estratégias para seus clientes.

O que é contabilidade online? 

Tudo isso é feito por um preço muito baixo, em um modelo self-service e sem muito valor agregado, já que o cliente não cria nenhum tipo de relação com o contador que está por trás da plataforma.

A partir das informações imputadas pelo cliente, o sistema de contabilidade online gera alguns relatórios, confere se está tudo correto e realiza as entregas contábeis, fiscais e obrigações acessórias para o Fisco.

O que é contabilidade digital? 

Por outro lado, a contabilidade digital utiliza a tecnologia para desburocratizar a rotina dos processos contábeis e aumentar a produtividade e a eficiência das tarefas, visando sempre os melhores resultados para os clientes através de uma relação de proximidade e parceria.

A otimização dos serviços contábeis através de softwares de automação e inteligência artificial é um dos principais objetivos da contabilidade digital que, agregada à expertise dos contadores, se tornam o conjunto perfeito para novas possibilidades de crescimento para os empresários.

A sua proposta consiste em utilizar as ferramentas tecnológicas para tornar a atividade mais produtiva e eficiente e é uma oportunidade que os contadores não devem desperdiçar.

Qual é a diferença entre contabilidade digital e contabilidade online? 

Existem muitas diferenças entre a contabilidade digital e a contabilidade online, mas a fundamental é: o compromisso principal das contabilidades online é resolver as obrigações legais de seus clientes com um baixo custo, enquanto que o compromisso principal da contabilidade digital é melhorar a eficiência e os resultados dos seus clientes, e como consequência disso, resolver as obrigações legais.

Por sua vez, o objetivo da contabilidade digital é entregar eficiência e resultados aos seus clientes e regular a entrega das obrigações legais através da automatização dos processos contábeis entre cliente e contador. Enquanto a online apenas entrega obrigações, a digital permite que a contabilidade consultiva seja uma realidade no seu escritório, com processos e tarefas otimizados e muito mais tempo para pensar estrategicamente e se aproximar efetivamente dos seus clientes.

3 vantagens da contabilidade digital.

Agora que compreendemos um pouco sobre as mudanças no mercado contábil e a diferença entre a contabilidade online e digital, aqui vai 3 vantagens da contabilidade digital para o seu escritório contábil.

Dados em tempo real.
Como contador digital, você pode acessar as informações e dados financeiros do seu cliente em tempo real e com agilidade.

Qualidade de informação e atendimento.
Com aumento da produtividade da sua equipe e o monitoramento ágil dos dados do seu cliente, a consequência é o aumento na qualidade do seu atendimento e das informações geradas pelo seu escritório.

Recebimento de dados contábeis sem burocracia.
Com a contabilidade digital, tudo isso se torna muito mais simples e rápido com a integração de dados entre você e seu cliente. É o fim da burocracia no final do período contábil.

Como se transformar em um contador digital?

Depois de tudo o que falamos por aqui, e agora, como se transformar em um contador digital e atuar de forma mais consultiva para os seus clientes?

Primeiro de tudo, estude os seus clientes, conheça os cenários de cada um deles e entenda as oportunidades para o seu escritório dentro de casa, com seus próprios clientes. Saiba das suas necessidades, como a tecnologia pode afetar os seus negócios e de que forma o seu escritório pode atuar para alavancar os resultados. É importante adquirir um sistema de gestão contábil que se integre com o ERP que seus clientes utilizam nas empresas, para que as informações sejam melhor administradas. Com tudo isso organizado, você ainda é capaz de renovar seu pacote de serviços oferecidos, como consultorias exclusivas ou BPO financeiro por exemplo, para aumentar o valor do seu escritório e garantir muito mais eficiência para os seus clientes, com soluções criativas para garantir o resultado positivo das empresas.

A tecnologia como cultura, esqueça os papéis e, enfim, seja bem-vindo à contabilidade digital!

Categorias da postagem