Business Intelligence

Saiba agora as mudanças ocorridas no portal do e-CAC4 min read

Guilherme Duarte por
17 novembro, 2022 3 min
Saiba agora as mudanças ocorridas no portal do e-CAC
Reading Time: 3 minutes

Conheça as alterações no acesso ao portal 

Os grandes portais do governo estão em constante mudanças para as melhorias no atendimento e eficiência aos contribuintes e profissionais de contabilidade, assim como para garantir uma segurança eficaz contra vazamento de dados. 

 

É o que ocorreu com o portal do e-CAC, um indispensável serviço digital oferecido pela Receita Federal, que passou a exigir os níveis de segurança prata ou ouro para o acesso ser liberado. 

 

Neste artigo, conheça as mudanças no portal e como solucionar qualquer impacto em sua rotina com nossa ferramenta Klaus Audire. Continue conosco e boa leitura! 

 

 

Mudanças no e-CAC 

 

O e-CAC foi criado em 2005 e sua abreviação vem de “Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte”. Seu objetivo é apoiar pessoas físicas e jurídicas para que possam cumprir com suas obrigações fiscais e mantê-las em dia.  

 

Para acessar este serviço é necessário entrar na plataforma Portal e-CAC e inserir os dados de acesso, registrados por uma conta gov.br. Contudo, seu acesso é destinado aos contribuintes que tenham declarado Imposto de Renda duas vezes nos últimos seis anos.   

 

Essa tecnologia facilita e desburocratiza, pois não é mais necessário o agendamento e deslocamento até uma agência física da Receita Federal, para resolver certos serviços fiscais. 

 

Entretanto, houveram mudanças significativas para não sobrecarregar o sistema, como o acesso reduzido durante o período comercial, das 08h às 18h, para garantir a estabilidade do sistema, liberando somente os acessos com volume estável para a plataforma da Receita Federal.  

 

Por isso, deve-se tomar um grande cuidado para que as tentativas de acesso não prejudiquem a estabilidade do portal. Caso isso ocorra, o usuário terá seu acesso definitivamente bloqueado. 

 

Após o horário comercial citado, a quantidade de acessos é liberada até mesmo para os acessos automatizados em grande escala. 

 

Outra grande mudança em relação ao acesso é quanto aos níveis de segurança, sendo exigido que se tenha prata ou ouro. Assim, o usuário que possua conta com nível bronze não terá mais acesso ao portal e-CAC, porém, pode aumentar o nível de segurança da conta ativando as validações e opções que conferem os níveis exigidos, conforme a própria plataforma sugere. 

 

Essa alteração faz parte de um conjunto de ações para melhorias ao acesso digital da Receita Federal quanto à segurança de dados que, posteriormente, possibilitará o acesso a serviços digitais, antes somente permitidos com certificado digital, a todos os usuários. Assim como nós estamos de acordo com a LGPD, sabemos da importância da segurança de dados que podem vazar ou serem corrompidos. 

 

Assim, essa implementação de acesso ampliado ocorrerá gradualmente: os contribuintes físicos que declaram imposto de renda e as empresas optantes pelo Simples Nacional, inclusive MEI, podem acessar o e-CAC utilizando seu código de acesso, que é uma espécie de conta exclusiva do portal.  

 

Segundo divulgado pelo órgão, “com o acesso Gov.BR, cidadãos que não possuem certificado digital, ou que não estão obrigados à Declaração do Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (condição necessária para emissão de código de acesso), também poderão acessar o Portal e-CAC, universalizando assim o acesso aos serviços virtuais da Receita Federal”. 

 

 

Conte com Klaus Audire para agilizar seu acesso 

 

Entendemos como a rotina do profissional contábil é corrida, com demandas manuais repetitivas e cansativas e como essas mudanças impactam o seu dia a dia. Por isso, nossa ferramenta Klaus Audire é indicada para otimizar o monitoramento ao e-CAC e DEC, facilitando a verificação de pendências de cada cliente, fazendo todo esse trabalho de verificação por você. 

 Desenho de um robô azul clicando em uma tela

 

Ademais, nosso sistema possui diversas funcionalidades que agilizam a rotina e ajudam na entrega satisfatória dos seus serviços contábeis. Conheça algumas: 

 

  • Envio de e-mail diário com atualizações e alertas mais importantes do dia; 

 

  • Possibilita o controle da validade da procuração eletrônica;  

 

  • Abertura das mensagens do DEC e e-CAC; 

 

  • Obtenção da baixa do arquivo PDF da situação fiscal e negativa; 

 

  • Possibilita a  classificação das prioridades da mensagem por “prioridade”, “assunto” e “status”. 

 

Essas são só algumas das muitas vantagens em utilizar nossa ferramenta. 

 

Que tal conhecer todas e se surpreender como podemos contribuir com sua empresa contábil? 

 

Afinal, um monitoramento eficaz e completo do e-CAC e DEC é imprescindível para avaliar a situação fiscal de cada um dos seus clientes. Nossa ferramenta ajuda na gestão contábil e fiscal diária, sendo uma ótima solução para você manter-se competitivo e conquistar a cada dia com suas entregas de qualidade. 

 

Entre em contato com nossos consultores Klaus e comprove os benefícios! 

Categorias da postagem