Contábil, Fiscal & Tributário

Por que algumas empresas quebram?4 min read

Guilherme Duarte por
16 dezembro, 2022 3 min
porque algumas empresas quebram
Reading Time: 3 minutes

Entenda como não cair nas estatísticas

Existem muitos fatores que colaboram para a quebra de empresas em nosso país, sendo que a principal é a má gestão financeira do negócio. Isso porque o dinheiro é o coração do empreendimento. Ademais, fatores como falta de investidor, queda de investimento, planejamento mal realizado, relatórios com dados irreais, falta de treinamento de colaboradores, liderança fraca e outros, colaboram para o enfraquecimento.

 

Além disso, quando citamos ausência de uma gestão financeira, não estamos falando somente sobre a falta de controle das contas a pagar e receber.

 

Neste artigo, entenda o motivo dessa ser uma realidade constante para alguns empreendedores e como evitar esse futuro para o seu negócio. Siga conosco e boa leitura!

 

Principais razões pelas quais as empresas quebram

 

É essencial que todo empreendedor tenha cautela no gerenciamento de seu negócio. Afinal, uma empresa administração concisa e clara é essencial para que o lucro se devolva mesmo diante dos desafios.

 

Conheça, a seguir, as principais razões que fazem as empresas falirem.

 

 

Falta de planejamento financeiro

 

Organização fiscal é tudo e é a chave principal para que o planejamento saia como se espera. Organizar as contas garantindo o investimento para aplicar em melhorias para que o negócio cresça, é o que fomenta sobressair aos obstáculos que todo empresário passa.

 

Um planejamento que mostre as tendências que devem ser seguidas, assim como os investimentos necessários, é o que norteia, inclusive, como determinar custos de produção, especificações de serviços ou produtos e como atingir as metas. Sem planejar, o negócio anda rumo à falência.

 

 

Não estabelecer metas

 

É essencial ter metas para que o negócio se desenvolva saudavelmente perante a concorrência. Todo empreendimento precisa de um norte e de um objetivo para uma gestão eficaz e precisa.

 

 

Misturar pessoa física com jurídica

 

Não separar as finanças pessoais das da empresa é um erro muito comum que os empreendedores cometem no início de sua jornada.

 

O resultado é a mistura das contas, lucros e gastos pessoais, de forma a levar ao desequilíbrio, já que muitas vezes se tira do lucro empresarial para cobrir um imprevisto pessoal ou vice-versa.

 

Separe sempre as informações (e os cartões) para que isso não interfira no balanço da empresa, contribuindo para a quebra.

 

 

Colaboradores não qualificados

 

Colaboradores fazem parte da engrenagem de uma empresa e devem ser motivados ao desenvolvimento profissional e pessoal. Para atingir suas metas, é preciso que o gestor tenha a ciência de que um time bem treinado faz toda a diferença na produtividade e no resultado final de entrega do serviço prestado ou produto. Da mesma forma, ao contratar profissionais, analise os perfis e escolha os mais capacitados dentro do funil de oportunidades e prioridades que se encaixam na vaga.

 

E lembre-se: funcionário desmotivado é sinônimo de prejuízo nos lucros e na marca da empresa.

 

 

Falta de estudo do mercado

 

Administrar um negócio exige contínuas atualizações sobre o mercado em que se está inserido. Por isso, é essencial conhecer a concorrência, os perfis de seus clientes e possíveis parcerias. Sem esse estudo, a tomada de decisões fica mais complexa e infundada, e manter-se competitivo será uma dificuldade.

 

Além disso, não estudar o mercado antes de lançar novos serviços ou produtos pode dificultar que sua empresa se adapte às mudanças constantes que fazem parte da roda da economia e do empreendedorismo em nosso país.

 

 

Não entre nas estatísticas

 

Como vimos, são diversos os fatores que podem afundar uma empresa, ainda mais em seu primeiro ano. A burocracia e complexidade fiscal contribuem para essa confusão de gestão.

 

Por isso, é aconselhável procurar contadores capacitados para obter orientação quanto impostos, notas, e tudo o mais que envolve seu setor tributário.

 

Ademais, fazer o uso de ERPs em sua rotina financeira poderá fazer uma grande diferença na produtividade de sua empresa.

 

Isso porque um software especializado trará eficácia e agilidade na rotina de seus colaboradores, muitas vezes com demandas repetitivas e exaustivas, que ocasionam em erros manuais de inserção de informações, dados fiscais e outros, forçando ao retrabalho e custos extras de tempo e recursos.

 

Faça diferente e não entre nas estatísticas das empresas que quebram. Valorize o seu negócio e invista em tecnologia.

 

Entre em contato com a Klaus e conheça todas as soluções que temos para sua empresa, independentemente do segmento e porte. O futuro é tecnológico e está a um clique de você.

 

 

Categorias da postagem