Contábil, Fiscal & Tributário

O que é o Certificado Digital e como utilizar para Baixar XML2 min read

Avatar por
13 fevereiro, 2019 2 min
Reading Time: 2 minutes

O certificado digital é a assinatura digital da empresa. Esse arquivo digital é importante para que ocorram transações online devidamente autorizadas pelo CNPJ e pela ICP-Brasil (autoridade de certificação como Serasa, Valid e Certisign), o que faz com que a identidade do portador seja criptografada e acessada somente por softwares especializados.

Por isso, baixar Nfe (Nota Fiscal eletrônica), CTe (Conhecimento de Transporte eletrônico)  e outros documentos fiscais necessitam da presença do certificado digital, pois os órgãos fiscalizadores, como a Sefaz (Secretariada Fazenda) e prefeituras, apuram se os dados estão corretos e se são verídicas partir dessa assinatura.

Os principais certificados usados por empresas que emitem e consultam são os tipos A1 e A3, sendo que no caso do certificado a1 sua função é a geração e o armazenamento das chaves criptográficas (arquivo digital, token ou cartão).

Baixar XML através de uma plataforma segura com certificado digital

Para baixar xml da Nfe e CTe através de uma plataforma online que exige o certificado digital, demonstra a preocupação na veracidade das informações emitidas contra aquele CNPJ e isso é muito importante para qualquer empresa. O Klaus fiscal  é uma plataforma que está conectada direto com a Sefaz. Para realizar a consulta de NFe e  CTe é necessário a presença do certificado A1ou A3. Qualquer um desses certificados já deixa disponível todas as Notas Fiscais emitidas contra a empresa nos últimos 90 dias, com garantia de segurança e validade jurídica.

Apenas inserindo o CNPJ e o certificado digital da empresa, sem a necessidade das chaves de acesso (44 dígitos que identificamos documento fiscal), o  Klaus fiscal baixa todos os XMLs dos documentos fiscais com o status atualizado, ou seja,quais Notas Fiscais foram canceladas e quais foram corrigidas. Você não precisa ficar checando uma por uma no site da Sefaz.

No caso do certificado tipoA3, ele fica disponível em token ou cartão, pode ser utilizado em qualquer computador, com validade de 1 a 3 anos. Ele é necessário para a realização do SPED e Escrituração Contábil Digital (ECF).

Categorias da postagem