O perigo das notas frias3 min read
A organização fiscal não pode estar desprotegida. As Notas Frias, são Notas Fiscais falsas emitidas para o CNPJ de uma empresa e podem prejudicá-la em um momento de fiscalização.
Para o gestor que está à frente do time fiscal um dos desafios é pensar em ferramentas que possam proteger e fortalecer a gestão tributária. As Notas Frias podem afetar a empresa e comprometer a integridade do negócio.
O que são Notas Frias?
Os documentos fiscais emitidos e não escriturados acabam não tendo seus devidos impostos pagos o que gera um problema com o fisco durante o cruzamento de dados que pode acarretar em uma fiscalização.
Com isso o Governo poderá exigir justamente o XML de uma Nota Fria no qual a empresa não tem conhecimento da emissão. Como consequência uma fiscalização pode vir a gerar multas que podem chegar a até R$ 7.000,00 por nota mais impostos.
Muitas pessoas confiam nos fornecedores para enviar seus arquivos XML e o DANFe porém isso não garante que serão sempre enviados e o risco de ter uma nota emitida contra seu CNPJ e você não ter ciência aumenta muito.
Outra implicação é no caso da empresa ser tributada por algo que não comprou. Isso pode deixá-la suscetível até mesmo a sujar o seu nome de pessoa jurídica.
Como me prevenir?
Para evitar essa situação constrangedora e preocupante é necessário estar a par da movimentação de mercadorias e negócios envolvendo o CNPJ de sua empresa.
A forma mais eficaz de fazer isso é através de um software baixador de notas que baixa todos os XMLs direto da base de dados da SEFAZ.
O Klaus Fiscal , é uma ferramenta que ajuda na gestão fiscal para prevenir esse tipo de problema, principalmente através da consulta de NFe em tempo real, assim a empresa consegue monitorar o que é emitido contra o CNPJ e tem acesso às notas frias em primeira mão para desconhecer e resolver o problema.
Para prevenir esse tipo de problema, principalmente através da consulta de NFe em tempo real, assim a empresa consegue monitorar o que é emitido contra o CNPJ e tem acesso às notas frias em primeira mão para desconhecer e resolver o problema, você pode escolher um aplicativo para baixar e armazenar que melhor se adeque à sua empresa.
Qual o procedimento para resolver o problema com Notas Frias?
Com as notas fiscais em mãos, é possível conferir se alguma NFe foi emitida indevidamente e assim realizar a Manifestação do Destinatário. Ou seja, o 1º passo é ter acesso seguro e rápido às notas e o 2º passo é manifestar.
A Nota Falsa ou Nota Fria, geralmente passa despercebida pela empresa. Essa Nota emitida, caso não seja escriturada, e nem tenha Manifestação, pode expor a empresa à multas.
Para aprofundar ainda mais a análise sob suas Notas Fiscais, com o Klaus ainda é possível filtrar por determinado período e assim descobrir se ficou alguma Nota para trás.