Contábil, Fiscal & Tributário

Não deixe o fechamento para a última hora

Avatar por
1 mês atrás 3 min

O ano está quase acabando e sabemos que Dezembro é um mês cheio de coisas para se fazer por um período curto de tempo. Como revisar metas, planejar o próximo ano, recesso, festas… Mas antes de tudo isso, ocorre o fechamento do ano fiscal e é preciso de organização e atenção nos prazos.

Você sabe o que é o ano fiscal? Entende a importância de fazer o fechamento? Se você tem pouco conhecimento sobre o assunto ou dúvidas sobre como se organizar, acompanhe a leitura.

Ano Fiscal? O que é isso?

É o termo usado para designar um período de um ano, no qual é feito o registro contábil das movimentações de uma empresa. No Brasil, o ano fiscal obrigatoriamente começa em 1° de janeiro e termina em 31 de dezembro.

Em suma, o ano fiscal é o período em que sua empresa deve contabilizar e apurar suas receitas e despesas. É comum que essa divisão seja feita em quatro trimestres ou então que tenham um fechamento mensal, o que auxilia no acompanhamento do desempenho do fluxo de caixa do negócio.

No fechamento do ano fiscal, é importante que sua equipe se reúna para analisar os resultados do ano que se passou. Além disso, também é fundamental que você planeje as metas que serão determinadas para o ano seguinte, estabelecendo estratégias e prazos.

É nesse período que ocorre a mensuração do resultado da empresa, por meio de um balanço patrimonial e do DRE. Tão importante quanto entender o que é um ano fiscal, é saber como organizar as finanças para fazer seu fechamento.

Confira agora as dicas fundamentais que trouxemos para você organizar os processos financeiros de seu negócio com eficiência.

Como organizar o fechamento do Ano Fiscal:

  •  Organize os dados da empresa

Manter relatórios e documentos organizados é um dos maiores desafios, já que se passaram 12 meses repleto de informações importantes e é normal que alguns documentos ou dados acabem passando batido.

  • Organize os saldos e calcule o seu lucro

Quando foi a última vez que você levantou os dados empresariais e saldos financeiros para calcular o lucro obtido nesse período?

Se você não mantém a organização e o controle dos saldos, o processo de fechamento anual pode ser desgastante. Por isso, não deixe para fazer tudo em cima da hora. A melhor alternativa, para um bom fechamento do ano fiscal, é contar com o auxílio de um profissional da contabilidade. Além dele ajudar no fechamento em si, ele também contribui para manter em ordem todas as entradas e saídas, bem como o planejamento das contas a pagar e receber.

  • Organize a escrituração contábil

Outro passo fundamental para fechar o ano fiscal é organizar a escrituração contábil. Por meio desse processo que você irá conhecer a situação do patrimônio da empresa. Isso inclui o total de bens, direitos e obrigações, etc.

Para que a escrituração contábil seja feita com exatidão, é preciso que:

Verifique se seu negócio está respeitando a legislação tributária;

Conheça com profundidade o saldo bancário da empresa;

Analise a compatibilidade entre os valores debitados e os creditados.

  • Organize as notas fiscais da empresa

As notas fiscais emitidas são os documentos mais importantes (e também mais difíceis de controlar e organizar) de uma empresa. Isso porque, quando você precisa prestar contas ao Fisco ou à própria contabilidade, são elas que entram em cena. Não é à toa que uma das exigências para que as empresas atuem legalmente no país é a emissão de nota fiscal.

Portanto, estabeleça essa meta para o próximo ano fiscal! Adote métodos eficientes, como softwares e sistemas de gestão, para mantê-las sempre ordenadas e prontas para a consulta.

Gostou das dicas? Conte com a Klaus Fiscal para facilitar suas entregas.

Categorias da postagem