Contábil, Fiscal & Tributário

Imposto de Renda 2023: Como pagar menos imposto ou ganhar mais restituição4 min read

Guilherme Duarte por
31 março, 2023 3 min
IRPF 2023: como pagar menos imposto ou obter uma maior restituição
Reading Time: 3 minutes

Descubra dicas valiosas para reduzir seu Imposto de Renda 2023 e aumentar sua restituição 

 

O Imposto de Renda é uma obrigação tributária anual que pode gerar muitas dúvidas e preocupações. No entanto, existem formas legais de pagar menos imposto ou ganhar mais restituição em 2023.  

 

Neste texto, apresentaremos algumas dicas valiosas para ajudá-lo a reduzir o valor do imposto a ser pago ou aumentar a restituição a ser recebido. Desde investir em previdência privada até aproveitar as deduções com despesas médicas, educação e dependentes, descubra as melhores estratégias para economizar em seu Imposto de Renda 2023. Acompanhe! 

Como pagar menos imposto ou ganhar mais restituição? 

 

A melhor forma de economizar é planejar a sua declaração de imposto com cuidado. É importante saber quais despesas podem ser deduzidas do seu imposto de renda para que você possa pagar menos imposto ou até mesmo ganhar uma restituição maior. Confira algumas dicas: 

 

Previdência privada 

Uma das principais formas de reduzir o valor do imposto a ser pago é investir em previdência privada. Além de garantir um futuro financeiro mais seguro, as contribuições para a previdência privada são dedutíveis da base de cálculo do Imposto de Renda, o que pode reduzir significativamente o valor a ser pago. 

 

Saúde 

Outra forma de diminuir o valor do imposto é por meio das despesas médicas. Segundo a Receita Federal, os gastos com saúde são dedutíveis se forem realizados com profissionais habilitados para atuar na área de saúde, tais como médicos, dentistas e psicólogos. É necessário que os gastos sejam registrados através de recibos e notas fiscais.  

 

Se todos esses requisitos forem atendidos, é possível deduzir os gastos com saúde na declaração do IRPF. 

 

Educação 

A educação também pode ser uma aliada na hora de reduzir o Imposto de Renda. Os gastos com cursos de graduação, pós-graduação, especializações e cursos técnicos podem ser deduzidos, desde que sejam reconhecidos pelo MEC.  

 

A melhor maneira de pagar menos IRPF ou ter mais dedução declarando gastos com educação é usufruir dos benefícios previstos na legislação tributária brasileira. Os gastos com educação podem ser deduzidos do IRPF desde que sejam realizados em estabelecimentos oficiais de ensino, como escolas, faculdades e universidades, e que sejam documentados e comprovados.  

 

É possível deduzir até R$3.561,50 por ano por dependente, desde que os gastos comprobatórios sejam iguais ou superiores a esse valor. Além disso, há algumas isenções para aqueles que concluírem com sucesso alguns cursos oferecidos pelo governo.  

 

Essas despesas educacionais podem dar até 35% de desconto no total do imposto.  

 

Dependentes 

Para pagar menos imposto de renda ou ter mais deduções declarando gastos com dependentes, o contribuinte deve comprovar os gastos com a prestação de serviços de educação e saúde, bem como os gastos com material didático, uniformes escolares, mensalidades e transporte escolar.  

 

Ademais, é possível deduzir os gastos com cuidados médicos e odontológicos, bem como as despesas com medicamentos e óculos. É importante lembrar que cada dependente tem direito a uma dedução de até R$ 2.275,08 no imposto de renda. 

 

Vale ressaltar que os dependentes devem estar devidamente cadastrados no sistema da Receita Federal. 

 

Doações 

Realizando doações a entidades de caráter filantrópico, educativo, cultural ou beneficentes, o contribuinte tem direito a uma dedução no imposto de renda, proporcional ao valor doado, em valor até 6% do seu imposto total devido. 

 

Para tal, verifique se a entidade que você deseja doar tem cadastro de doações reconhecido pelo Ministério da Fazenda e se doações são dedutíveis, para que possa usufruir do benefício fiscal. 

 

Declaração completa do IR 

Quem deseja receber uma restituição maior pode optar pela declaração completa do Imposto de Renda. Isso porque, com a declaração completa, é possível incluir mais deduções, o que pode aumentar o valor da restituição. 

 

Antecipe sua declaração 

Outra dica importante para quem deseja receber mais restituição é entregar uma declaração o quanto antes. Quanto mais cedo a declaração de entrega, maior a chance de receber a restituição nos primeiros lotes. 

 

IRPF 2023: organize-se 

 

O processo de declaração de imposto de renda para o ano de 2023 pode ser um desafio para muitos, mas com planejamento adequado e o aprimoramento de conhecimento e informação em relação ao assunto, é possível conseguir pagar menos imposto e conseguir uma maior restituição.  

 

Por isso, é importante estar atento aos prazos e recursos disponíveis para que se tenha êxito no processo. 

 

Categorias da postagem