Contábil, Fiscal & Tributário

DANFe Online: Entenda o que é, sua função e importância3 min read

Guilherme Duarte por
17 maio, 2019 3 min
Reading Time: 3 minutes

Você quer saber o que é um DANFe e quais elementos compõem o documento? Para que ele serve e qual sua finalidade? Saiba que você está no lugar certo! Aqui no blog da Klaus você encontra todas essas informações!

DANFe ONLINE: ENTENDA O QUE É, SUA FUNÇÃO E IMPORTÂNCIA

DEFINIÇÃO:

Você já se perguntou “O que é um DANFe”, “O que significa a sigla” ou “Para que serve o DANFe”? Saiba que temos a resposta!

DANFe é uma sigla para a expressão “Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica”, que é uma representação simplificada e legível da Nota Fiscal. Em outras palavras, a DANFe é o documento impresso com as principais informações da Nota Fiscal Eletrônica (NFe).

DANFe É A NOTA FISCAL ELETRÔNICA?

É importante ressaltar que, apesar das semelhanças, o DANFe não é a Nota Fiscal Eletrônica, que é representada pelo arquivo XML.

O documento chamado “Nota Fiscal Eletrônica”, ou NFe, é o arquivo de XML e este é o documento que possui plena validade jurídica de documento fiscal e que deve ser armazenado pela empresa.

Já o DANFe, é uma espécie de resumo das informações da Nota Fiscal e não possui obrigatoriedade de ser arquivado pela empresa, caso o arquivo XML já esteja armazenado física ou digitalmente.

QUAL A FUNÇÃO DO DANFe:

O objetivo do DANFe é resumir os dados da NFe. Isso é preciso pois são necessários softwares específicos para que seja possível visualizar os arquivos de XML e ter acesso à todas as informações da Nota Fiscal.

O DANFe deve obrigatoriamente acompanhar a mercadoria em transporte pois permite e facilita a fiscalização dos bens, além de gerar efeitos para as seguradoras, uma vez que só possível segurar cargas cujo valor seja declarado.

Quando o Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica – DANFe não acompanhar as mercadorias, estas poderão ser apreendidas pelo fisco, por estarem circulando de forma irregular.

Outra função do DANFe, nas hipóteses em que o contribuinte não é credenciado a emitir NFe, é auxiliar na escrituração das operações documentadas pela Nota Fiscal Eletrônica – NFe.

QUAIS INFORMAÇÕES POSSO ENCONTRAR EM UMA DANFe?

O DANFe contém diversas informações que podem ajudar contribuinte a contextualizar os dados da NFe, como é o caso da chave numérica com 44 posições para consulta da Nota Fiscal Eletrônica. Além da chave, podemos encontrar outros tipos de informações, como por exemplo:

  1. Endereço, nome, CNPJ e outros dados do destinatário;
  2. Endereço, nome, CNPJ e outros dados do emitente;
  3. Valores dos produtos, total da operação;
  4. Valor do frete;
  5. Impostos que incidem sobre a operação e outros números.

É POSSÍVEL TRANSFORMAR O ARQUIVO XML EM UM DANFe?

Sim, é possível e existem várias maneiras de realizar essa conversão. Uma maneira prática e rápida é através do sistema da KLAUS, com ele você converte e tem acesso ao resumo das informações da Nota Fiscal Eletrônica de forma rápida e eficaz.

Se você deseja mais informações de como acessar o sistema, você pode visitar a página e conferir suas condições de uso em  
https://klausfiscal.com.br.

E AGORA?

Entendeu o que é e como funciona o DANFe? Ficou com alguma dúvida? Se você quiser saber mais sobre o documento, deixe seu comentário ou nos procure em nossa central de relacionamento que estamos à disposição para esclarecer todas suas dúvidas!

Gostou da leitura? Receba novidades da Klaus e mantenha-se por dentro de tudo na área fiscal e contábil.

[mc4wp_form id=”422″]

Categorias da postagem