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Crescimento e popularidade do e-commerce4 min read

Guilherme Duarte por
25 maio, 2023 3 min
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Os dados do e-commerce brasileiro são animadores e colocam o Brasil entre os maiores players deste mercado para os próximos anos 

 

É fato que a pandemia mudou o mundo e a forma de pensar e agir dos consumidores. Muitos que antes tinham receio de realizar compras via internet e “passar” o cartão digitalmente, aderiram a esta confortável forma de comprar. O e-commerce possibilita o recebimento de forma segura e rápida, garantindo, inclusive, muitos descontos e benefícios tentadores, como o cash back, por exemplo. 

 

Assim, cada vez mais vemos negócios seguindo este modelo, que veio para fortalecer as empresas que atuam, também, com loja física, gerando o que chamamos de lojas híbridas. 

 

O comércio eletrônico global, reflexo dos novos hábitos de consumo que vieram para ficar, ainda deve crescer cerca de 55,3% até 2025, com um valor de mais de US$ 8 trilhões, conforme a pesquisa Global Payments Report, realizada pela Worldpay from FIS, divulgada em 2022. Em se tratando do mercado brasileiro, o e-commerce deve chegar a 95% de crescimento no mesmo período, podendo alcançar os US$ 79 bilhões em transações. 

 

A expansão do e-commerce no Brasil 

 

Nosso país  é a maior economia da América Latina e experimenta um rápido crescimento do comércio eletrônico, pois os consumidores já estão acostumados com essa modalidade e se asseguram de todos os benefícios oferecidos pelas marcas. 

 

Além das opções de pagamento em débito, crédito e boleto bancário, o Pix veio para facilitar e garantir o pagamento em tempo real, sendo uma transação que, atualmente, já tem mais de 110 milhões de usuários no Brasil, facilitando os pagamentos de pessoa para pessoa e um número cada vez maior de pagamentos dos consumidores para os comerciantes com base em transferência bancária.  

 

Assim, como o número de consumidores online cresceu assustadoramente, as empresas se veem obrigadas a entrar na disputa por clientes fiéis, o que, de fato, é um desafio, já que no online o que se visa é o preço e benefícios, até mesmo acima da qualidade. 

 

Por isso, vale a pena investir em uma boa gestão de e-commerce, para realizar um planejamento com êxito, baseado em campanhas significativas de recompensas para o usuário que podem ser, por exemplo, política de cash back, frete grátis a partir de um determinado valor, desconto progressivo e muitas outras. Tudo depende do segmento de atuação da empresa e de sua missão e valores. 

 

Vantagens do e-commerce 

 

Confira algumas das diversas vantagens que o e-commerce proporciona às empresas: 

  • Seu cliente já está online 

O consumidor brasileiro passa cerca de 90 horas por semana navegando na internet. Por já estar online, consome e busca as mais diversas soluções para o que precisa. 

  • Maior alcance  

Na loja online não existe a limitação geográfica e pessoas do mundo todo podem comprar – desde que haja um bom planejamento logístico para que a entrega seja respeitada e cumprida. 

  • Praticidade 

É muito prático comprar online: em minutos, o consumidor analisa o produto, compara com outras opções disponíveis e conclui a compra.  

  • Facilidade para criar campanhas e anúncios  

Através da integração de diferentes plataformas, a empresa tem a possibilidade de criar anúncios nas redes sociais, e-mail marketing e, claro, até no próprio site, determinando o público que deseja atingir para obter melhores resultados. 

  • Possibilidade de funcionar 24 horas 

Por ser online, o funcionamento de um comércio eletrônico não precisa se limitar ao horário comercial. Explicamos: o site pode funcionar 24 horas por dia e a transação pode ser feita a qualquer momento, inclusive de madrugada. É só determinar horários de envio da mercadoria ou serviço. 

  • Há plataformas para monitorar os consumidores 

As ferramentas adequadas possibilitam com que a empresa monitore o consumidor, de forma a acompanhar sua jornada com a marca, identificando seus gatilhos de compra e até produtos deixados no carrinho, sendo muito bom para melhorar a performance. 

  • Integração 

É possível integrar o e-commerce a outras plataformas, como a de CRM, para melhorar a percepção de imagem da marca e os resultados financeiros.  

  • Facilita a avaliação dos clientes 

Como a avaliação de clientes que já compraram pode ficar à vista para todos os usuários, é por meio desses comentários e notas dadas que o consumidor vai decidir se efetua ou não a compra. 

  • Baixo investimento inicial 

O investimento inicial é baixo, pois não precisa ter uma loja física e contratar uma grande equipe de colaboradores e vendedores.  

O futuro é digital 

 

O digital é um caminho sem volta e o futuro de muitas empresas. Portanto, se sua empresa ainda não se posicionou no online, está na hora de repensar e mirar nas grandes possibilidades que o e-commerce oferece aos negócios. 

 

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