Para Contabilidade

Como lidar com a saúde mental do contador em tempos de burnout?4 min read

Guilherme Duarte por
27 março, 2023 3 min
: Entenda como o burnout pode ser evitado pelo profissional contábil com algumas práticas simples no dia a dia para manter sua saúde mental
Reading Time: 3 minutes

A empresa deve se envolver nos cuidados com a saúde mental de seus profissionais contábeis

 

Vivemos em tempos de grandes mudanças, e isso pode levar a níveis de estresse e ansiedade que, se não forem tratados adequadamente, podem resultar em burnout.

 

Para contadores, esse risco é ainda mais alto, pois lidam com um grande volume de trabalho, responsabilidades e pressão.

 

Neste artigo, abordaremos como os contadores podem lidar com a saúde mental e prevenir o burnout. Discutiremos as principais causas do burnout, como o estresse e o excesso de trabalho, e também exploraremos algumas estratégias comprovadas que os contadores podem usar para lidar com a saúde mental e prevenir o burnout.

 

 

O que é burnout?

 

Burnout é um estado de esgotamento físico, mental e emocional que ocorre como resultado de um longo período de estresse e exaustão. Pode afetar profissionais, estudantes, membros da família, e muitas outras pessoas.

 

O burnout pode levar a sentimentos de desesperança, depressão, ansiedade e desinteresse, além de afetar a qualidade de vida de uma pessoa.

 

Claros sinais de burnout:

 

  • Esgotamento emocional;

 

  • Desmotivação;

 

  • Desinteresse;

 

  • Falta de energia e entusiasmo;

 

  • Dificuldade em tomar decisões;

 

  • Despersonalização;

 

  • Sentimento de fracasso;

 

  • Irritabilidade;

 

  • Ansiedade;

 

  • Depressão;

 

  • Alterações no apetite;

 

  • Dificuldade para dormir;

 

  • Distúrbios gastrointestinais;

 

  • Aumento da pressão arterial;

 

  • Maior suscetibilidade a doenças.

 

O que leva um profissional contábil a desenvolver burnout?

 

Um contador pode sofrer burnout devido a estresse excessivo, falta de motivação, falta de reconhecimento, longas horas de trabalho, trabalho repetitivo e monótono, entre outros fatores.

 

O burnout é um estado de esgotamento mental, físico e emocional que surge da exposição prolongada a situações estressantes e exigentes no ambiente de trabalho.

 

Como lidar com a saúde mental do contador em tempos de burnout?

 

A saúde mental do contador é fundamental nos tempos atuais, pois trata-se de uma área que exige muita concentração e atenção aos detalhes. Como resultado, os contadores estão suscetíveis ao burnout, que é caracterizado por sintomas de exaustão, ansiedade e depressão.

 

Conforme dados apontados pelo International Stress Management Association (ISMA) o Burnout atinge cerca de 40% dos trabalhadores brasileiros.

 

Assim, para lidar com o burnout, o profissional contábil deve tomar algumas medidas importantes que, embora pareçam muito simples, dão resultados imediatos. São essas:

 

Estabelecer limites

Primeiro, é importante encontrar o equilíbrio certo entre trabalho e vida pessoal. O contador deve garantir que esteja passando tempo suficiente com sua família e amigos, sem se sentir sobrecarregado ou pressionado pelo trabalho.

 

Exercitar-se

Fazer exercícios que dão prazer libera endorfina e traz sensação de bem-estar. Alguns exemplos: yoga, academia, caminhadas, pilates etc.

 

Praticar meditação

A meditação é uma ótima forma de relaxar e aliviar o estresse. Praticar a meditação regularmente ajuda a melhorar a saúde mental, o que é essencial para evitar (e reduzir) o burnout.

 

Gerenciar o tempo

Uma boa gestão do tempo é essencial para evitar o burnout e garantir que o contador consiga realizar as suas tarefas de forma eficiente e produtiva.

 

Iniciar práticas de autocuidado

Iniciar práticas de autocuidado e estar em em contato com a natureza são atividades que ajudam a relaxar e a recarregar as energias.

 

Aprender a dizer “não”

Aprender a dizer “não” a solicitações que possam sobrecarregá-lo é importante para que o profissional saiba que está tudo bem recusar algo quando está se sentindo muito sobrecarregado.

 

Fazer pausas estratégicas

É essencial fazer pausas durante o dia para se recompor e descansar. O contador deve tirar, no mínimo, cerca de 15 minutos de descanso durante o dia para se afastar dos afazeres um momento e reequilibrar seu psicológico.

 

Contar com a colaboração da empresa

Sim, a empresa precisa ter essa responsabilidade e se envolver no cuidado da saúde mental de seus colaboradores. Pode-se oferecer ginástica laboral, entretenimentos de acordo com sua política, palestras etc.

 

 

Afinal, ao lidar com seres humanos é preciso criar uma conexão no ambiente de trabalho. Aqui vale a máxima de que “funcionários felizes e de bem com a vida produzem mais e com mais qualidade”.

 

 

Todos juntos pela saúde emocional

 

Lidar com a saúde mental dos contadores em tempos de burnout exige que todos os envolvidos se esforcem para oferecer a melhor assistência possível. Isso inclui o apoio de amigos e familiares, bem como o acesso a cuidados psicológicos profissionais para abordar os sintomas prementes e ajudar o contador a lidar com o estresse.

 

Ademais, vale reforçar que as empresas também devem trabalhar para criar ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis, de modo que os funcionários sintam que são valorizados e gerenciem melhor seu tempo e esforços.

 

A saúde mental do contador é extremamente importante e, com os cuidados apropriados, cada um pode encontrar o equilíbrio necessário para seguir em frente.

 

Categorias da postagem