Para Contabilidade

Como a falta de planejamento impacta na sua empresa4 min read

Guilherme Duarte por
24 maio, 2023 3 min
Reading Time: 3 minutes

Conheça as consequências da falta de planejamento nas PMEs para prevenir e preservar o seu negócio, mantendo a saúde financeira de sua empresa 

 

A falta de planejamento estratégico pode arruinar toda a estrutura de uma empresa, assim como levá-la à falência. Muito mais que somente organizar metas e processos, um planejamento eficaz deve contar com um gestor responsável pelas delegações e em monitorar como tudo está sendo seguido. 

 

Orientar e treinar o mindset de seus colaboradores para que o planejamento a ser seguido vire uma meta, é essencial para que qualquer implementação em sua empresa possa ter êxito. 

 

Por isso, neste artigo você vai entender os perigos de não realizar um planejamento eficaz e conciso, especialmente para as PMEs, ou seja, Pequenas e Médias Empresas. Continue conosco e boa leitura! 

 

Qual a importância do planejamento? 

 

O planejamento estratégico é imprescindível em qualquer empresa, independentemente de seu porte e segmento, assim como sua inexistência faz um grande estrago no negócio..  

 

Entretanto, nas PMEs a falta de um planejamento limita ainda mais os recursos tecnológicos, financeiros, humanos e todos os demais que poderiam ser utilizados para fomentar a produção e a marca, tornando-a competitiva perante o mercado. 

 

Segundo estudos do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), entre os principais causadores de falência de uma empresa estão a deficiência na gestão, a falta de um planejamento e o comportamento inadequado do empreendedor, que não leva a sério a organização do seu negócio. 

 

Quando bem estruturado sob um estudo, o planejamento auxilia no direcionamento de todos os seus esforços para alcançar os objetivos, potencializando os pontos fortes da empresa e reduzindo os pontos fracos como possíveis crises, concorrentes e problemas com fornecedores, por exemplo. 

 

Assim, podemos entender que um planejamento não é somente um pilar para o crescimento da empresa. Deve ser visto como uma prioridade para sua manutenção. 

 

Efeitos da falta de planejamento 

 

As consequências são diversas, alarmando para a tomada de decisões urgentes. Portanto, atente-se para tratar as causas e origem. Conheça alguns dos muitos efeitos: 

 

Procrastinação 

Infelizmente, a procrastinação ainda está presente na rotina da maioria das empresas onde não existe um planejamento, deixando para depois as prioridades do dia. Mas como seguir as prioridades quando não se tem um direcionamento planejado e proposto? 

As consequências disso vão desde a afetação na produção, nas entregas, relatórios irreais, prazos perdidos até a insatisfação do cliente final quanto a qualidade do produto ou serviço adquirido. 

 

Saúde financeira baixa 

A saúde do negócio é impactada diretamente pela ausência de planejamento. 

Isso porque os gastos extras que não forem previstos, tornam-se inesperados, dificultando o manejamento inteligente de prazos, negociação de pagamento, outras alternativas etc. 

Sem as devidas previsões de investimentos, impostos, taxas e capital de giro, a empresa pode ser afetada com atrasos fiscais, endividamento com fornecedores, empréstimos, financiamentos vetados e muitos outros efeitos tributários negativos. 

Falta de direcionamento 

Vale ressaltar que métricas não são somente números, assim como relatórios não são somente gráficos para preencher o tempo de reuniões.  

Todo esse acompanhamento e controle é necessário para garantir que a empresa esteja sendo norteada na direção correta.   

Da mesma forma, devem indicar as condições reais do negócio, retratando-o como um todo, possibilitando uma visão 360 por parte dos seus gestores. 

Quando não há planejamento, como definir metas, objetivos, que rumo tomar frente à campanhas e concorrência, onde investir e inserir a sua marca, como satisfazer a jornada de compra do seu consumidor? 

 

Subutilização da tecnologia 

Sem dúvidas, a tecnologia é a melhor ferramenta para o crescimento atual de uma marca. E não é opção.   

A tecnologia simplifica processos e através de softwares monitora produções, possibilita a comunicação clara com fornecedores, colaboradores e, claro, clientes, viabilizando as operações. 

Contudo, sem um planejamento, como você poderá definir qual sistema poderá auxiliar na gestão da sua empresa? E sem o uso dessa IA (Inteligência Artificial), como conseguirá otimização e alta produtividade em seu negócio, fazendo-o alcançar destaque?

 

Faça a diferença  

 

Como vimos, um planejamento engloba muitas diretrizes e a falta dele pode comprometer toda a estrutura do seu negócio, ameaçando a sobrevivência dele. 

 

Assim, é importante você contar com a tecnologia para ajudar a gerir com eficácia a sua empresa, proporcionando um planejamento e organização satisfatórios para todas da equipe. 

 

Conte com a Klaus e as muitas soluções que temos para revolucionar o seu negócio. Entre em contato conosco e conheça. 

Categorias da postagem