Business Intelligence

Afinal, o Cloud Computing realmente é seguro?4 min read

Guilherme Duarte por
21 junho, 2023 3 min
Reading Time: 3 minutes

A computação na nuvem possibilita implementar e práticas e tecnologias de segurança de ponta 

 

Apesar de já estar presente em muitas empresas do mundo todo, o Cloud Computing, ainda traz algumas indagações e dúvidas a muitos investidores e empresários, no quesito segurança. 

 

O Cloud Computing vem possibilitando que diversas empresas, de segmentos diferenciados, otimizem seus processos, tornando-os mais eficientes e proporcionando uma considerável economia.  

 

Neste artigo, abordamos sobre a importância do Cloud Computing, suas questões de segurança e porquê você pode confiar em um sistema em nuvem. Então, continue conosco e boa leitura! 

 

O que é Cloud Computing?  

 

Basicamente, o Cloud Computing, ou computação na nuvem, é uma tecnologia que possibilita o acesso remoto a armazenamento de arquivos, softwares e processamento de dados por meio da internet, sendo uma alternativa para que você possa acessar todos os dados importantes de qualquer computador e em qualquer lugar. 

 

Proporciona à empresa recursos digitais seguros e de fácil acesso, através de servidores, software de aplicativos e armazenamento de informações. 

 

Dessa forma, o Cloud Computing oferece muito mais flexibilidade, com o mínimo de gerenciamento, já que todos os elementos de software da computação na nuvem podem ser dimensionados sob demanda, exigindo apenas que você possua uma estável conexão à internet. 

 

Mas, como funciona a nuvem?  

A nuvem é como uma forma de transmissão de dados que não hospeda as informações que a empresa utiliza em computadores fixos no local do empreendimento. Pelo contrário, hospeda em data centers espalhados pelo mundo, todos possíveis de acesso pela internet. Assim, você economiza dinheiro, pois não é necessário a compra de vários servidores e nem mesmo de diversos equipamentos, pagando somente pelos serviços em nuvem, o que é um investimento muito menor e mais válido. 

 

Ademais, a nuvem possibilita que os computadores da empresa funcionem melhor, já que usarão apenas o navegador, sem armazenar arquivos que preenchem todo o seu espaço no HD.  

Dessa forma, podemos afirmar que, sim, a nuvem é segura tanto no que diz respeito ao hardware quanto em relação ao software.  

Os dados são armazenados em cópias e em diversos servidores. Todo esse sistema é necessário para que, caso haja um incidente de o arquivo se perder em um local, haverá, seguramente, outro no qual ele possa ser recuperado. 

 

Falando em segurança de software, pode-se confiar, já que os data centers que sustentam sistemas em cloud computing utilizam de protocolos rigorosos e reforçados de segurança para evitar qualquer invasão e ataques de hackers, assim como de vírus que possam danificar os seus dados. Tudo isso, aliado a poderosos antivírus que são projetados especialmente para essa finalidade. 

 

Além do mais, profissionais capacitados estão presentes nos data centers para assegurar que o sistema funcione sempre. Por isso, você pode confiar na segurança dos data centers ao deixar os seus arquivos na nuvem. 

 

Benefícios do Cloud Computing 

Conheça alguns dos muitos benefícios ao confiar e utilizar a computação na nuvem: 

 

  • Redução de custos: os sistemas baseados em Cloud Computing ficam disponíveis online, não sendo necessário gastar com a compra e a manutenção de equipamentos; 

 

  • Maior flexibilidade: os provedores oferecem todo o suporte, sem que seja necessário modificar sua infraestrutura de TI; 

 

  • Otimização dos processos de TI: é uma grande ajuda para a equipe de TI, já que automatiza diversas atividades que costumam ser feitas manualmente, economizando, inclusive tempo; 

 

  • Mais segurança: os serviços na nuvem oferecem mais segurança do que um sistema interno convencional; os provedores de Cloud Computing trabalham continuamente pela privacidade das informações de seus clientes; 

 

  • Prevenção contra perdas: todos os arquivos armazenados na nuvem ficam acessíveis, mesmo que seus equipamentos sejam furtados ou falhem, e permanecendo protegidos mesmo em caso de desastres naturais que danifiquem os dispositivos ou suas redes de energia.  

 

Vale a pena implementar o Cloud Computing em sua empresa 

 

Como vimos, o Cloud Computing traz muitas vantagens para a empresa, sendo seguro e confiável em seu modo de funcionamento, já que permite o acesso às informações desejadas a qualquer momento do dia, independentemente de onde você esteja, bastando somente uma conexão segura de internet.  

 

Mude o dia a dia de sua empresa e equipes com a implementação do Cloud Computing. Torne sua produção mais otimizada e fique tranquilo com os dados armazenados. Obtenha estes e muitos outros benefícios. Conheça as soluções da Klaus e destaque-se no mercado. Entre em contato com nossos consultores! 

Categorias da postagem