Contábil, Fiscal & Tributário

Qual o risco de não armazenar notas fiscais corretamente?1 min read

Guilherme Duarte por
21 novembro, 2018 < 1 min
Reading Time: < 1 minutes

Existe um motivo pelo qual na Era Digital o papel está sendo abandonado. Mesmo assim, muitos lugares ainda dependem do DANFE ou de um email para ter a NF-e. O problema é ainda maior quando o armazenamento dos documentos fiscais recebidos é ineficaz ou passível de perda. Isso que não citamos a desorganização.

Muitos guardam as notas em pastas ou guarda arquivos, às vezes até organizados com data. Esses casos até parecem uma boa ideia, entretanto, dependendo do número de notas, o acúmulo de papel pode ser muito grande.

Torna-se maior o entrevero com a possibilidade de uma fiscalização. Toda empresa ou comércio está sujeito a uma consulta da Receita Federal sobre seus documentos fiscais. A ausência do arquivo original da NF-e, isto é o arquivo XML, pode causar grande impacto uma vez que apenas este arquivo possui de fato validade jurídica.

Como se não bastasse, a ausência da nota fiscal pode até mesmo levar a uma multa!

Para concluir lembre-se: um negócio de sucesso começa com organização e boas práticas! Não deixe de manter em ordem os deveres jurídicos de armazenar suas notas e, ao fazê-lo, faça corretamente e com segurança. Evite todos os problemas desnecessários.

Categorias da postagem