Contábil, Fiscal & Tributário

Quais são os eventos de CT-e?2 min read

Guilherme Duarte por
13 maio, 2021 2 min
Reading Time: 2 minutes

O CT-e, Conhecimento de Transporte Eletrônico, é um documento que acompanha a prestação de serviços realizadas por transporte. Como a NF-e, Nota Fiscal Eletrônica, a CT-e é emitida automaticamente e pode ser consultada em casos de novos eventos. 

O que são eventos de CT-e? 

Os eventos CT-e são alterações no estado de um serviço de transporte. Os eventos podem ser de diversas naturezas, podendo significar a mudança de estado de um serviço, como por exemplo, cancelamentos ou apenas registrar o andamento do processo, como no caso do registro de passagem por algum ponto específico. 

Quais são os exemplos de eventos CT-e 

Existem diversos eventos CT-e que podem ser acompanhados no sistema de registros, abaixo tem os mais comuns. 

  • O MDF-e autorizado que deve conter a identificação dos documentos fiscais (NF-e ou CT-e) relativos à carga transportada. O MDFe só pode ser utilizado como documento fiscal após ter seu uso autorizado pela SEFAZ. 
  • Já o cancelamento é um registro emitido pelo emitente em casos em que não houve início da prestação de serviço. Esse evento tem limite de registro de até 168 horas após a criação do CT-e. 
  • Outro exemplo de um evento bastante comum é a Carta de Correção Eletrônica, que também é registrada pelo emitente de modo a corrigir alguns erros em certos campos do CT-e. Esse registro não pode alterar variáveis referentes ao valor do imposto, por exemplo.
     
  • Os Registros Multimodais também são muito comuns e regulam serviços multimodais, que envolvem mais do que o transporte. A coleta e a entrega de cargas são exemplos desse tipo de serviço.
     
  • O Registro de Passagem também é um evento muito comum, e indica quando o MDF-e passou por algum posto fiscal. Esse registro possui diversos outros eventos atrelados a ele, como o Cancelamento do Registro de Passagem e o Registro de Passagem Automático. 
  • Por fim, outro evento importante é o Autorizado CT-e complementar que vincula um novo CT-e que contém informações complementares ao CT-e principal. Essas informações podem fazer referências a novos valores de frete, por exemplo. 

A Klaus baixa os eventos de CT-e direto da SEFAZ e permite o uso em relatórios exclusivos e filtros personalizados.  

 

Categorias da postagem