Contábil, Fiscal & Tributário

Modalidades de contabilidade e suas características.

Avatar por
4 meses atrás < 1 min

Você sabe quais são as modalidades de contabilidade? Conhecer as modalidades e saber como selecionar uma opção para a sua empresa é uma tarefa que todo empresário ou gestor de um negócio, seja ele grande ou pequeno, deve conhecer. 
 
Neste artigo, apresentaremos as 3 modalidades de apuração do lucro fiscal mais utilizadas pelas empresas brasileiras, bem como suas características e, principalmente, como elas afetam o seu negócio. 
 
Lucro real 
 
O lucro real é a modalidade de apuração de receitas que possui as maiores alíquotas, bem como o maior número de obrigações acessórias. Nesses casos, a base de cálculo dos tributos é apurada mediante a diferença entre o faturamento e as despesas que uma empresa obteve em um período. Apesar de ser mais complexa, essa modalidade pode, simplesmente, salvar as finanças de um negócio. Isso porque aqueles que possuem uma quantidade de custos e despesas muito elevados, terão uma base de cálculo menor e, consequentemente, pagarão menos tributos. 
 
Lucro presumido 
 
Podemos considerar o lucro presumido como o segundo no ranking de complexidade das modalidades de lucro fiscal. Nesse caso, a Receita Federal não exige que seja apurado o lucro, ela presume esse valor por meio de percentuais que podem variar entre 1,6% e 32%. Caso a opção fosse o lucro real, a empresa pagaria 10 vezes mais tributos que nessa modalidade. 
 
Porém, o empresário deve pesar todas as características de cada modalidade de apuração do lucro fiscal, principalmente a possibilidade de aproveitamento do crédito tributário, que não é possível nesse regime. 
 
Simples Nacional 
 
Nessas situações não é necessária uma apuração de lucro, no entanto, também é importante ficar atento ao percentual aplicado. Existem casos em que ele pode chegar a até 17%, fazendo com que a empresa pague mais impostos que se estivesse no lucro real ou presumido. A escolha das modalidades de lucro fiscal é algo que deve ser minuciosamente estudado. 

Categorias da postagem