Contábil, Fiscal & Tributário

Covid-19 e o impacto na área contábil.5 min read

Guilherme Duarte por
27 maio, 2021 3 min
Reading Time: 3 minutes

Essa é uma dúvida de muitos. Sabemos o grande impacto da pandemia na saúde pública e acabou que o vírus também ocasionou uma série de consequências econômicas que afetam à todos.  

Com ciência disso é fácil perceber que entender o impacto do coronavírus no setor de contabilidade é fundamental para atravessar a crise e manter seu negócio estável e competitivo quando o novo cenário vier.

Pense que você precisará cada vez mais de uma base para tomadas de decisões baseadas nos impactos do coronavírus em toda a sua empresa.

Para ajudar a entender o quão grande é o impacto do coronavírus no setor de contabilidade, vamos fazer uma breve retrospectiva a respeito da evolução do início de março até agora com a pandemia que afeta o mercado do mundo todo e a vida de todos nós como nunca antes na história. 

Efeitos da pandemia até os dias de hoje 

No dia de hoje todos os continentes já possuem casos registrados e países como a Itália, Espanha, EUA que tiveram os mais altos índices de contaminação e mortes adotaram o isolamento social em prol de se prevenir contra um colapso do sistema de saúde. Estes países estão na curva descendente da pandemia, ao contrário do Brasil que atualmente é o foco número um de casos no mundo. Como consequência desse necessário movimento de defesa, a economia sente um forte abalo e o impacto do coronavírus no setor de contabilidade já nos leva a entender que serão necessárias grandes mudanças para acompanhar as novas necessidades trazidas pela pandemia.  

Porém desde o início da pandemia a bolsa de valores já teve uma queda extremamente significativa. Esse é o primeiro indicador que temos do o impacto do coronavírus na economia e por consequência nas empresas. Um dos mercados mais fortes internacionalmente, as empresas de aviação veem o número de seus voos chegar praticamente a zero, tanto no doméstico quanto no internacional. Essas mudanças bruscas se devem ao fato de muitas empresas terem fechado suas portas, consequência natural do efeito cascata que se seguiu após o início do isolamento social.  

A única chance de alcançar bons valores neste ano e nos anos seguintes a essa pandemia será estabelecer um processo rápido de entendimento dos cenários e estar constantemente adaptado as mudanças que acontecerão. E a contabilidade precisa se adaptar para atender as novas demandas legais e das empresas. Os empresários de todo tipo deverão estar preparados para uma mudança profunda no seu setor de contabilidade nos próximos meses, capitaneada principalmente pela contabilidade online. 

Medidas tomadas para reduzir o impacto do vírus 

Em busca de reduzir os efeitos negativos na economia do país, o governo federal adotou algumas medidas que foram anunciadas em Medida Provisória no mês de abril, e mudaram bastante a forma de se trabalhar com contabilidade. O documento em questão traz uma série de recomendações no formato de um plano para atuar a curto, médio e longo prazo. Essas medidas têm um impacto de mais de 4% no PIB, um valor acima da média vista nos países mais emergentes que fica em 1,4% e em países desenvolvidos que fica em torno de três por cento. Vamos falar das medidas adotadas pelo governo federal para poder entender o impacto do coronavírus no setor de contabilidade da sua empresa.

O auxílio financeiro anunciado pelo governo para as pequenas e médias empresas pelo período de dois meses pode contudo, diminuir o impacto do coronavírus no setor de contabilidade. Essa jogada pode ser útil para ganhar mais algum tempo enquanto planeja suas ações. A Medida Provisória liberada no dia vinte e três de março permite inclusive a concessão do direito de férias a funcionários que ainda não tenham cumprido o período necessário para o direito. Exceto pelas empresas optantes pelo regime Simples Nacional em que a apuração referente a março, abril e junho foram adiadas para os meses de outubro novembro e dezembro.

Contudo, cabe lembrar que as medidas provisórias são válidas apenas no período de cento e vinte dias, tempo em que o Congresso Nacional deverá deliberar sobre a conversão do projeto em lei. 

Impacto do vírus no setor de contabilidade das empresas 

Todos os empresários deverão adotar as medidas cabíveis a fim de minimizar o impacto do coronavírus no setor de contabilidade, para o qual foram estabelecidas algumas diretrizes pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).  

Em relação as auditorias independentes a NBC TA 560, Eventos Subsequentes e a NBC TA 540 – Auditoria de Estimativas Contábeis e Divulgações Relacionadas – destinam-se a esclarecer sobre a maneira correta de preencher os demonstrativos contábeis.  

Nessas normas encontram-se as orientações para o preenchimento de dados da maneira correta durante esse período. 

Já para a apresentação dos demonstrativos será preciso se adequar ao que está previsto na NBC TG 26. Aqui é importante lembrarmos que a empresa precisa oferecer todos os dados extras nas situações em que há risco real de quebra da organização ou quando os números para estimativas contábeis não forem conclusivos 

E ao longo prazo a NBC TG 24 irá servir como orientação para avaliar os impactos do coronavírus no setor de contabilidade. Por isso será indispensável o registro e divulgação de todas as consequências financeiras advindas desse período. 

Com essas informações em mente você e seu setor de contabilidade estarão preparados para resistir a esse período e contribuir para a superação nacional dessa pandemia. 

Conte com a Klaus para ter uma contabilidade segura. A Klaus tem uma equipe especializada, humana e pronta para oferecer suporte em todos os seus processos contábeis.  

Categorias da postagem